Hoje terá início uma série aqui no blog: Lendas da Amazônia. Nesta série iremos apresentar um pouco sobre as principais lendas de nossa região.
Vamos começar com um dos seres mais conhecidos do folclore: o Curupira.
Curupira
O Curupira é um ser que faz parte do folclore
amazônico. É o guardião das florestas e dos animais e, suas características apresentam traços indígenas, cabelo de fogo e, sua característica mais marcante, os pés virados para trás. Dizem, ainda, que possui a habilidade de ficar invisível.
O curupira é o protetor daqueles que sabem se relacionar com a natureza, utilizando-a apenas para a sua sobrevivência. O homem que derruba árvores para construir sua casa e seus utensílios, ou ainda, para fazer o seu roçado e caçar apenas para alimentar-se, tem a proteção do Curupira. Mas aqueles que derrubam a mata sem necessidade, os que caçam indiscriminadamente, estes têm no Curupira um terrível inimigo e acabam caindo em suas armadilhas.
Para se vingar-se dos que maltratam a natureza, o Curupira
age de maneira a enganá-los: se transforma em caça como uma paca, onça ou qualquer outro bicho
que atraia os caçadores para os confins da floresta. Isto faz o caçador perder a
noção de seu rumo e ficar dando voltas na mata.
Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que sua arma não funcione ou fique incapaz de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a caça.
Outra forma de atingir os maus caçadores é fazendo com que sua arma não funcione ou fique incapaz de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a caça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário